sexta-feira, 28 de agosto de 2009

D. fr. Raimundo Bernardo.

Qual fosse o primeiro Mestre que esteve à frente dos templários portugueses, não está inteiramente elucidado mas, seguindo as melhores fontes, o primeiro indivíduo que se conhece, que tenha tido um papel importante, é Raimundo Bernardo (1), francês ou catalão, que em Braga aceitou a domínio de Soure.
[Vieira Guimarães, A Ordem de Cristo, p. 8.]

Nota nossa:

(1). — Antes de D. fr. Raimundo Bernardo se tornar Mestre, aliás, o 2º da Ordem em Portugal, já D. fr. Guilherme Ricardo o tinha sido. Para um melhor conhecimento deste assunto, cf. José Manuel Capêlo, Portugal templário, Relação e sucessão dos seus Mestres [1124-1314], A presença templária em Portugal, pp. 57-59 e 200.

Até breve.

1 comentário:

Francisco Canelas de Melo disse...

E não deixa de ser curioso que o primeiro documento de doação feito à Ordem do Templo em Portugal, Fontarcada, em 1124 ou 1126, fosse registado no nome de Fr. Raimundi Bernardi como Procurador do Templo. É estranho no documento não ser citado o nome de Guilherme Ricardo, que segundo J.M. Capêlo, já seria mestre provincial na referida data.

Outro facto que não deixa de ser curioso, é haver um documento de doação à Ordem do Templo, antes da sua "confirmação" oficial de 1128.

Parabéns pelo excelente blog.

FCM