sexta-feira, 25 de setembro de 2009

El Camiño (I).

A estrada da actual rede viária espanhola que, entre Xerez de los Caballeros e Barcarrota, atravessa o «pueblo» de Valle de Matamoros é a número 435, precisamente a mesma que, partindo da actual Huelva, circula por Valverde del Camiño, prossegue por Jabugo — a terra dos mais afamados presuntos da Espanha — vai articular-se com Galaroza, continua por Fregenal de la Sierra, Puertos Tablada e Beltramo, Xerez de los Caballeros, Barcarrota, Almendral e, depois de ter mergulhado por densos montados de azinheiras e sobreiros, passa por Albuera e alcança, finalmente, Badajoz.
Este «Camiño» que, partindo agora de Huelva e, muito provavelmente, de Niebla, no tempo dos almóadas, e passando pela pequena e moderna cidade que, vinda dos lados de Aracena e Sevilha, prossegue para Fregenal de la Sierra, devia ter sido uma das principais artérias comerciais e militares do sul da Espanha medieval que enlaçava importantes centros urbanos como seriam, por certo, as duas cidades de Sevilha e Niebla, no Andaluz, postadas às margens do Guadalquivir e do Tinto, com Badajoz, a capital do vastíssimo reino aftácida, edificada à margem do Guadiana.
[José Pires Gonçalves, Alguns aspectos das campanhas de Giraldo Sem Pavor na região do Guadiana, Anais, Academia Portuguesa de História, Volume 26, T. I, pp. 94-95.]
Até breve.

Sem comentários: