sábado, 28 de novembro de 2009

Bens Templários. (I)

Fundados para a defesa da Terra Santa, os Templários focaram sem missão no Oriente desde que as últimas praças caíram em poder dos Turcos (1291). A Ordem estava contudo em plena florescência e possuía na Europa grandes riquezas que excitavam a cobiça dos reis. Em Portugal, consta haver sido saqueada por D. Sancho I e D. Afonso III. Em França Filipe, o Belo, foi mais longe: moveu aos Templários um processo iníquo, para os extinguir e se apoderar dos seus tesouros O papa Clemente V acabou por ceder às instâncias do rei (1312), mas determinou que os bens da suprimida Ordem se unissem aos dos Hospitalários. Desta determinação foram entretanto excluídos os que os Templários possuíam nos reinos da Península, em virtude das razões apresentadas pelos respectivos monarcas.
[Miguel de Oliveira, pe., História Eclesiástica de Portugal, p. 110, Publicações Europa-América, Mira Sintra — Mem Martins, 1994.]
Até breve.

2 comentários:

Azoth disse...

Sábio, o nosso Grande Rei D. Dinis.

Abraços Fraternos :.

Pedro Alvites disse...

Não só sábio mas com o instinto do tempo e do lugar. Mais importante que o ouro era a terra. E mais importante que a filial presença era o Reino.
Um fraternal abraço.: