sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Glossário

Para que haja um melhor conhecimento e enquadramento da época medieval que vimos apreendendo nestes pequenos quadros históricos, que apresentamos diariamente — salvo os raros dias de não publicação por motivos absolutamente alheios à nossa vontade —, achei que seria importante e oportuno, tanto quanto útil, inserir um glossário (1) amplo e diverso que nos possa elucidar melhor quanto ao que pretendemos fazer conhecer. Como já fizemos anteriormente, e em tempo espaçado, daremos nota desses mesmos termos.

Glossário:

abalienação: direito que havia, entre os Romanos, de transmitir terras e gados ou escravos aos que os podiam adquirir.
abaluartar: guarnecer de baluartes; fortificar.
abarreirar: cercar com barreiras; fortificar; acautelar.
abdominoso: barrigudo; pançudo; que tem o abdómen saliente.
alaboeiro [o m. q alavoeiro]: pastor que cuida dos rebanhos de ovelhas que dão leite [alavão].
albumina: substância viscosa, esbranquiçada, que coagula pela acção do calro e existente em grande quantidade na clara do ovo, no soro do sangue e, em geral, nos líquidos dos organismos animais e vegetais; nome genérico das proteínas solúveis nas águas.
pena de sangue: Era a condenação, multa ou coima, que se impunha àqueles que espancavam, feriam ou matavam alguma pessoa, ainda que sangue não corresse da ferida ou contusão. E também se estendiam aos que diziam palavras desonestas e injuriosas a seu próximo, com as quais lhe faziam vir o sangue às faces, ou como vulgarmente se diz, lhe faziam a cara vermelha.
Também se dizia daquela que se paga por morte de homem de propósito. Antigamente, eram 33 maravedis para o bispo.
pendenças: multas eclesiásticas, em que se comutavam as penitências, que se deviam pelas culpas.
pousadouro: lugar que ficava no fim ou termo de alguma subida, onde naturalmente descansa e depõe o seu peso ou carga ou caminhante ou jornaleiro. É usadíssima esta palavra já dantes do princípio da nossa monarquia.
Pedro Alvites

Nota:

(1) — Para uma consulta da bibliografia aqui inserida, dar-se-á uma relação num dos dias finais de cada ano.
Até breve.

Sem comentários: