sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Uma vergonha nacional.

Aspecto do "arranjo arqueológico" visível junto à igreja de Santa Maria
dos Olivais, em Tomar: Panteão Templário de Portugal.


O que me propus quando inicei este blog era o de aqui fazer inscrever notícias que não só falassem da História da Ordem do Templo em Portugal e de outras efemérides que a ela estivessem relacionadas, bem como de acontecimentos que falassem da História deste País, da Península Ibérica ou do Outremer e a ela pudessem ligar-se. É isso que tenho feito, quase que diariamente.

Chegou, entretanto, uma notícia que me deixou deveras estupefacto. E é dela que, caso excepcional, vos quero deixar nota, por me parecer uma acto de profunda vergonha, desleixo e desinteresse pela forma como se trata o Património histórico que nos resta em Portugal, e do que se passa no "arranjo e embelezamento" que se nos deixa visível, e que circunvizinha a igreja de Santa Maria dos Olivais, lugar que foi destinado ao repouso eterno da maioria dos Mestres Templários que a Ordem teve em Portugal. Por isso D. fr. Gualdim Pais a mandou construir e fez designar como Panteão Templário em solo português.
Para quem quiser, como eu, assinar esta petição, podem fazê-lo, e ler do que se trata, através de:
"Meus caros.

O que se está a passar em Tomar é uma vergonha.

Eu como Português, consciente da importância cultural de um povo que já soube estar à frente do Mundo onde a Igreja de St.a Maria do Olival era o seu "fiel representante", e como "pessoa de bem", depois de ver o que se passa lá através deste blog
,

http://blog.thomar.org/2008/11/tnel-descoberto-no-templo-de-st-maria.html
não pude de deixar de assinar esta sua petição
http://www.petitiononline.com/1cc1160/petition.html


espero que façam o mesmo e divulguem. Lourenço
---------- ----------From: Rui Ferreira
Date: 2008/11/25, Subject: Era um túnel
??

Inacreditável e injusto, não é?!...
Pedro Alvites
Até breve.

Sem comentários: