sábado, 22 de novembro de 2008

Torre de menagem. II

Os primórdios da Torre de Menagem continuam mal caracterizados em Portugal. É provável que os primeiros exemplos tenham aparecido já na primeira metade do século XII, reflectindo o conhecimento da arquitectura militar de além-Pirinéus veiculado pelos contactos dinamizados no quadro da reconquista após 1086. No entanto, os mais remotos casos datados pertencem aos meados do século XII e inícios da segunda metade da centúria. Deste modo, a introdução da Torre de Menagem nos castelos portugueses antecede em uma ou duas escassas dezenas de anos o aparecimento de residências senhoriais fortificadas, que começam a surgir entre nós a partir do último quartel do século XII e que se irão inspirar precisamente na fisionomia da Torre de Menagem (1).
[Mário Jorge Barroca, Do castelo da Reconquista ao castelo Românico (séc. IX a XII), Portugália, Nova Série, Vol. XI-XII, p. 121.]

Nota do Autor:

(1). — Cf. Mário Jorge Barroca, Em Torno da Residência SAenhorial Fortificada. Quatro Torres Medievais na região de Amares, Revista de História, Centro de História da F. L. U. P., IX, 1989, 9-61.
Até breve.

Sem comentários: