domingo, 23 de novembro de 2008

Torre de menagem. III

Um dos mais antigos exemplos de Torre de Menagem que sobreviveu até nós foi o do castelo de Pombal, uma fortaleza ligada à Ordem do Templo, erguida por D. Gualdim Pais em 1171 (1). Trata-se de uma construção larga e não muito alta, que ofereceu algumas dificuldades aos seus construtores, pelo que estes se viram obrigados a adossarem dois contrafortes cintando a fachada principal e conferindo a esta Torre de Menagem uma silhueta peculiar. Por outro lado. O andar térreo desta Torra, que não possui qualquer abertura para comunicação com o exterior, apresenta muros significativamente mais espessos que os restantes andares, procurando alcançar maior estabilidade e resistência construtiva. As faces exteriores apresentam um perfil oblíquo, em rampa, simulando uma sapata. Não deixa de ser interessante sublinhar que os mais antigos exemplos datados de Torres de Menagem em Portugal surgem sistematicamente associados aos Templários. Podemos incluir neste grupo a Torre de Menagem de Pombal (1171), já referida, e as de Tomar (1160), Penas Róias (1166), Almourol (1171) e Longroiva (1174), todas datadas por inscrições. O próprio facto de D. Gualdim Pais ter assinalado este notável esforço construtivo dos Templários com a colocação de inscrições em todas estas Torres pode ser interpretado como um sintoma da sua relativa novidade dentro do panorama da arquitectura militar portuguesa da segunda metade do século XII.
[Mário Jorge Barroca, Do castelo da Reconquista ao castelo Românico (séc. IX a XII), Portugália, Nova Série, Vol. XI-XII, p. 121.]

Nota do Autor:

(1). — No caso de Trancoso, que abordamos a partir do diploma de 960, o arcaísmo evidenciado pela sua torre resulta do facto de se ter aproveitado para Torre de Menagem do castelo românico uma estrutura pré-românica já existente.
Até breve.

Sem comentários: