sábado, 4 de julho de 2009

Giraldo, o Sem Pavor, e a campanha de Badajoz de 1170 (II).

Na capital do Andaluz, ao tomar conhecimento dos apuros e sofrimentos em que os mouros de Badajoz se encontravam mergulhados e contra os quais se debatiam perante o apertado cerco de Giraldo, o califa decidiu-se a enviar um comboio de socorros em víveres, armas e vestuário, tendo confiado o comando desta coluna, constituída segundo o expresso testemunho de Ibn Sáhibe, por umas 5. 000 azêmolas carregadas e escoltadas por tropas de Sevilha e de todo o Andaluz, a um mouro notável, um cavaleiro de estirpe, do qual os cronistas árabes coevos indicam até o próprio nome: Abu Yahya Zacarias Ibn Ali.
«Chegado este comboio e gente perto de Badajoz, prossegue Ibn Sáhibe, o maldito Giraldo, com a sua gente, formada de moçárabes e moradores de Santarém, saiu-lhes ao encontro e, depois de um combate que demorou grande parte do dia, desbaratou os mouros, matou e capturou muitos deles e tomou toda a carga que transportavam».
[José Pires Gonçalves, Alguns aspectos das campanhas de Giraldo Sem Pavor na região do Guadiana, Anais, Academia Portuguesa de História, Volume 26, T. I, p. 88.]
Até breve.

Sem comentários: