sexta-feira, 3 de abril de 2009

Castelos de vanguarda ou de fronteira.

castelo de Belmonte.

Sancho, porém, apesar das sérias inquietações domésticas pouco antes relatadas, não se descuidava de ir alevantando novos padrastos contra a recente linha de castelos leoneses. Foi assim que, em frente deles, ao norte se ergueram os muros de Pinhel e ao sul os de Penamacor e de Sortelha (1). Estas povoações, ladeando a Guarda, formavam sobre a raia uma espécie de vanguarda aos castelos que, um pouco mais para o interior, defendiam a Beira, como eram Numão, Longroiva, Marialva, Trancoso, Celorico, Linhares, Gouveia, Covilhã e, descendo para o Tejo, as fortes preceptorias do Templo.
[Alexandre Herculano, História de Portugal, Desde o começo da monarquia até o fim do reinado de Afonso III, Tomo II, Livro III, p. 145.]

Nota do Autor:

(1). — Maço 12 de Forais Antigos, n.º 3, f. 7; Maço 7, n.º 9, no Arquivo Nacional [DR II 182, 186; Leg. 608]. Ignora-se a época exacta da fundação de Sortelha; mas sabemos pertencer à de Sancho I, porque no foral que lhe deu Sancho II se diz que o dá «tam illis qui ibi venitis et habitastis a tempore avi mei». Parece-nos o mais provável atribuí-lo a este tempo.

Até breve.

Sem comentários: