terça-feira, 29 de julho de 2008

Bons livros.

Gosto sempre de voltar aos livros que me ensinam. São eles que me dão vontade de continuar a aprender e conhecer. No que respeita à Ordem do Templo em Portugal, tenho uma pilha não muito grande — mas mesmo assim suficiente — de títulos e de trabalhos sérios e dignos, comprados ao longo destes anos, que já são alguns, que me deram a conhecer muito da passagem dos templários pelo reino de Portugal, através do seu esforço guerreiro — nas vitórias e nas derrotas —, da sua inventiva de construtores de castelos, do seu génio de negociantes da banca, da sua intuição de almirantes do mar na condução de pequenas armadas, principalmente de transportes de contingentes militares para o Outremer.
E por cada ano que passa, ao lado dos milhares que saem a falar baboseiras e inventarem tramas, mistérios, rituais, magias, relações esotéricas, isotéricas, cabalistas, sei lá que mais, outros há, muito poucos, talvez um ou dois, que nos ilustram a História e o passado desta Milícia com elementos novos e dados esclarecedores, que nos lembram a Ordem como ela realmente foi e no que ela se demonstrou: positiva e negativamente.
Espero, aos que se interessam verdadeiramente pela História Templária, que leiam os mesmo livros que tenho à minha frente. Alguns, já dei notícia. Sobre outros, darei numa outra altura.
Até breve.

1 comentário:

Emilia Matos e Silva (Madresilva) disse...

O BLOG ESTÁ CADA VEZ MAIS INTERESSANTE.
PARABENS AO PEDRO ALVITES