quinta-feira, 10 de julho de 2008

Eram os templários místicos?

Só um ingénuo ou um desconhecedor da realidade templária poderá ainda acreditar nisso.
Como é que querem que eles tenham sido místicos, esotéricos, cabalistas, quando exactamente eram uma Ordem religiosa-militar, pronta a matar em combate, a degolar - sem contemplações! - depois da luta, a poupar muito poucos dos seus inimigos declarados? Daí que tivessem, igualmente, a paga - dessa mesma maneira - por parte dos seus opositores.

Deixemo-nos de cretinices e busquemos a verdade, já que ela é séria demais e não provoca histerias místicas quando dela se retira o conhecimento.
Apenas e só!

1 comentário:

Emilia Matos e Silva (Madresilva) disse...

Lamento discordar.
Em todas as guerras, desde que o homem é homem, há os soldados que lutam no campo de batalha, que matam e que morrem, mas também há sempre por trás deles os seus chefes e mentores, com as suas ideias e os seus ideaís. A fé e a religião estão por trás da grande maioria das guerras. Não acredito que houvesse só soldados na Ordem do Templo. Acredito que não foi por acaso que todo o simbolismo místico que vemos expresso nas Igrejas da ordem do Templo, como por exemplo no Convento de Cristo em Tomar,fosse por acaso. A religião com toda a sua mística, com os seus símbolos, ritos e rituais foi extremamente importante nos séculos XII e XIII e fez movimentar muitos exércitos e muitas ideias. Sabemos que em todas as culturas e religiões desde a pré-história há rituais iniciáticos e símbolos.