Deveras confuso se tem mostrado o conhecimento sobre o Templum Domini [Templo do Senhor] e o Templum Salomonis [Templo de Salomão].
Talvez que com estas duas importantes achegas se clarifique, em nós, o verdadeiro lugar onde os Templários fundaram a sua Ordem na cidade santa de Jerusalém.
No século XII, as alusões aos edifícios no Monte do Templo surgem muitas vezes confundidos pelos europeus, numa mentalidade que associava a Cúpula do Rochedo a uma réplica do segundo Templo, destruído em 70 d.C., ou mesmo ao primitivo Templo de Salomão. A itineraria das peregrinações e as crónicas dos cruzados referem frequentemente a Cúpula do Rochedo como Templo do Senhor (Templum Domini) e a Mesquita de Al-Aqsa como o Templo de Salomão (Templum Salomonis). [Nuno Villamariz Oliveira, Castelos da Ordem do Templo em Portugal, 1120-1314, p. 70, Lisboa, 2000.]
(…) durante o século XII, o Templo do Senhor tornou-se também o símbolo dos cavaleiros templários. Embora estes residissem no Templo de Salomão, escolheram o outro santuário como seu emblema, possivelmente porque o termo “templum” era partilhado pelos dois principais monumentos do Monte. Qualquer que fosse a razão, o selo da Ordem carregava a imagem do Templo do Senhor e a inscrição “Sigillum Militum Templum Christi”. [Sylvia Schein, Between Mount Moriah and the Holy Sepulchre: The changing traditions of the Temple Mount in the central Middle Ages, Traditio, nº. 40, p. 191, 1984.]
Espero que se confusão ainda houvesse em nós, ela tivesse sido, de todo, esclarecida.
Talvez que com estas duas importantes achegas se clarifique, em nós, o verdadeiro lugar onde os Templários fundaram a sua Ordem na cidade santa de Jerusalém.
No século XII, as alusões aos edifícios no Monte do Templo surgem muitas vezes confundidos pelos europeus, numa mentalidade que associava a Cúpula do Rochedo a uma réplica do segundo Templo, destruído em 70 d.C., ou mesmo ao primitivo Templo de Salomão. A itineraria das peregrinações e as crónicas dos cruzados referem frequentemente a Cúpula do Rochedo como Templo do Senhor (Templum Domini) e a Mesquita de Al-Aqsa como o Templo de Salomão (Templum Salomonis). [Nuno Villamariz Oliveira, Castelos da Ordem do Templo em Portugal, 1120-1314, p. 70, Lisboa, 2000.]
(…) durante o século XII, o Templo do Senhor tornou-se também o símbolo dos cavaleiros templários. Embora estes residissem no Templo de Salomão, escolheram o outro santuário como seu emblema, possivelmente porque o termo “templum” era partilhado pelos dois principais monumentos do Monte. Qualquer que fosse a razão, o selo da Ordem carregava a imagem do Templo do Senhor e a inscrição “Sigillum Militum Templum Christi”. [Sylvia Schein, Between Mount Moriah and the Holy Sepulchre: The changing traditions of the Temple Mount in the central Middle Ages, Traditio, nº. 40, p. 191, 1984.]
Espero que se confusão ainda houvesse em nós, ela tivesse sido, de todo, esclarecida.
Até breve.
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